Enquanto caminhávamos pela caatinga avistamos um orifício num tronco de árvore oco que indicava a entrada de uma colmeia, ao verificar tratava-se da "Manduri".
A entrada do ninho é um pequeno orifício onde passa apenas uma abelha de cada vez, Essa espécie apresenta favos de cria horizontais ou helicoidais. Não apresenta células reais.
http://abelhasdomato.webnode.com.pt/abelha-manduri-/
O trabalho realizado por estas abelhas é essencial para a manutenção da diversidade vegetal e para a manutenção da flora nativa e, indiretamente, da fauna que dela se alimenta, desempenhando uma tarefa importantíssima para a nidificação das matas e dos ecossistemas, contribuindo na preservação da fauna e da flora, que, em conjunto com outros seres, mantêm o nosso planeta em equilíbrio. O que não é muito divulgado é que 90% das árvores brasileiras dependem da polinização realizada pelas abelhas nativas e que, sem diversidade, não há sustentabilidade.As abelhas são agentes polinizadores de grande importância.
http://www.comin.org.br/news/publicacoes/1229104261.pdf
http://www.comin.org.br/news/publicacoes/1229104261.pdf
Ele é considerado um fluído viscoso, aromático e doce, elaborado pelas abelhas a partir do néctar das flores e/ou exsudações sacarínicas de partes vivas das plantas, podendo ainda ser proveniente das excreções de insetos sugadores que se alimentam de partes vivas das plantas. Estes produtos, depois de coletados, transformados e combinados com substâncias específicas próprias, são armazenados e amadurecidos nos favos para a alimentação das abelhas (Mendes & Coelho, 1983; Brasil, 2000). O mel também trás benefícios para a saúde humana.
http://www.insecta.ufrb.edu.br/SMelipo/Serie%20Meliponicultura%20n4.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário